Súmula
Reports do evento

Por Kalango
BRA 8
[com notas do editor]
Terça – 12/11/19
Olá galera
Lá vamos nós de novo para mais um grande evento do windsurf nacional.
E alguns fominhas como eu, Ricardo Conde (BRA – 8), Mathias Pinheiro (BRA – 5) e Lucas Trindade (BRA – 101) que estamos no circuito de Slalom e neste de foil e FW vamos acabar acumulando milhas e contas para pagar….. rsrs.
Mas cada vez que saio de casa carregado de equipamento para entrar no avião rumo a uma competição a adrenalina sobe e aciono o modo velejador.
Aí é pensar na raia, no equipo, nas condições e nos adversários. Mente e corpo em sintonia para vencer os desafios e os limites pessoais.
O interessante é que os adversários também são os melhores amigos.
Uma espécie de confraria que vive em um mundo a parte.
O mundo do windsurf. E por isso nos identificamos tanto.
E aí……agora é Maceió.
Terra de Apolônio, da Aline e da Fernanda.
E olha que essas moças tocaram um barraco danado nos grupos de windsurf colocando pilha na realização deste evento.
E por isso tem tudo para dar certo.
Cheguei em Maceió e já de cima deu para ver que o bagulho vai ser doido mesmo.
Água clara, temperatura alta e muita diversão. Vento hoje fraco e rolou velejo no final da tarde sendo que o Bimba passou um tempo na garagem do Iate Clube Pajussara dando preciosas dicas para os locais.
A galera vai chegando de pouco em pouco, e podem ter certeza, haverá disputas acirradas em todas as disciplinas. No foil Biel (BRA – 6) está pronto para mostrar porque é um profissional junto ao velejador olímpico Bimba (BRA – 1) e ao vingador do Paranoá titio MARCELO Morrone (BRA – 3), sem esquecer o Cearense Mathias Pinheiro (BRA – 5) e da estréia do paulista Lucas Trindade ( BRA – 101) na disciplina. Na FW Leo Mullin (BRA – 121) está de olho no título Mas vai ter que encarar o campeão da classe de 2018 Mathias Pinheiro que quer correr foil e FW. Já eu (BRA – 8) fico olhando para a disputa deles certo que se vacilarem tem uma brecha para passar, nas sem se descuidar de Apolônio (BRA – 406) Murilo, Babau (BRA – 2004) e do meu amigão MARCELO Lacerda (BRA – 10) que andou treinando escondido esta semana toda em MAragogi com seus parças Mathias e Biel.
No raceboard a luta vai ser dura também. Mas isto é assunto para o report de amanhã.
Se não vira um livro.
Kkkkk
Até lá macacada.
Quarta – 13/11/19
Hoje foi dia de treino para reconhecer a raia na Praia de Pajuçara. Por incrível que pareça em meus 40 anos de windsurf não tinha velejado aqui ainda. E aí vale o ditado, antes tarde do que nunca. Porque o lugar é irado. Parecia uma piscina aquecida com água azul e mar liso. O vento estava bem fraco, a maior parte das vezes abaixo do limite de 8 nós. Mas fomos eu, Léo Rabelo (BRA – 121) e o local Marcelinho. Com menos de 80 kg eu estava planando mais cedo que os outros mas o Marcelinho é bem rápido e se as condições forem estas será difícil segurar o hômi. Mesmo com a maré baixa não tivemos problemas com pedras, pois a água cristalina permite identificar com tranquilidade onde podemos e onde não pudemos navegar. Mais tarde Bimba foi para água e testou a prancha de Foil desenvolvida por ele junto com o pessoal da ISSO. Disse que gostou do equipamento mas a verificação da verdade será na hora que o resto da galera chegar por aqui. Pela manhã só o Sr. Mickey foi para água de raceboard enquanto os outros baianos ficaram jogando conversa fora na areia já que as pranchas deles só chegam hoje com o Carlos Kise que a esta hora está na estrada rebocando a tralha toda.
Aliás no raceboard, tirando o Bimba, a disputa deve ser entre os velejadores da boa terra. Sendo que ALEXANDRE Lessa que é um dos melhores de lá não virá, mas ainda tem o Júnior que é um senior de Aracaju que pode dar trabalho para a galera na água. [não foi]
A tarde Apolonio BRA – (BRA – 406) foi para água e planou junto com outros velejadores.
Amanhã a raia vai estar mais cheia com vários competidores de diferentes disciplinas chegando no pedaço. Daqui a pouco vamos para a programação social do evento na Loupana, um Point bem legal a beira mar onde a galera deve se encontrar.
Então partiu.
E dizem que no Sul e Sudeste é só chuva né ?
Aqui é Nordeste machu !
Quinta – 14/11/19
Tudo pronto para o início do campeonato amanhã na praia de Pajuçara em Maceió.
Hoje os últimos competidores chegaram ao Iate Clube.
Entre eles Mathias Pinheiro (BRA -5) MARCELO Holanda (BRA – 2004), André Pedrosa (BRA – 4) e MARCELO Lacerda (BRA-10).
A expectativa é pela chegada de MARCELO Morrone (BRA – 3) e de Lucas Trindade que irão completar a flotilha de Foil.
O velejo hoje foi em dois turnos
Pela manhã vento de 6 a 8 nós e à tarde de 8 à 10 com maré cheia.
Muito agradável mas a previsão é de ventos de médio a forte durante o campeonato.
No final da tarde foi hora de medição.
Raul Pasqualin fez o trabalho dele inspecionando o equipamento da galera, aprovou até mesmo o meu numeral rsrsrs. [estilo PWA]
Agora estamos no Camarão Pajuçara jantando, na expectativa do início do evento as 11 hs com a reunião de velejadores.
Até lá!
Sexta – 15/11/19
Começou em grande estilo o brasileiro de FW, raceboard e foil aqui na praia de Pajuçara.
O vento conforme previsto soprou mais forte ficando entre 10 e 16 nós.
A abertura foi marcada por uma roda com os velejadores de mãos dadas cantando o hino nacional e logo depois a reunião de comandantes estabeleceu que haveria dois tempos para q competição. Primeiro largariam FW e raceboard com três regatas Back to Back e após seriam três para o foil.
Isto permitiu que Mathias e Bimba participassem de duas disciplinas fazendo seis regatas em um só dia.
Na FW a primeira largada foi marcada pela escapada de Mathias Pinheiro (BRA-5) que desatento na reunião não sabia que a boia era a vermelha e não a amarela.
Mesmo andando bem e chegando na frente foi desclassificado por isso Léo Rebelo (BRA-121) ficou em primeiro e eu (BRA-8) fiquei em segundo.
Ainda nesta regata tivemos que cambar umas vezes para evitar os arrecifes.
Na segunda Mathias venceu após uma boa disputa com o Léo. Antes da última regata fomos para terra aguardar a raceboards terminarem e o bastei de Mathias quebrou forçando-o a trocar rapidinho.
Quando fomos para água o procedimento já tinha começado e faltava um minuto para largar.
Foi o tempo de fechar o gap e partir. Travei uma Bia discutes com Léo mas cheguei em segundo. Enquanto Mathias mesmo tendo largado em último terminou em terceiro.
O quarto lugar está sendo disputado por MARCELO Babau Holanda (BRA-2004), Apolônio (BRA-406) e Marcelinho velejador local de Pajuçara.
No raceboard Bimba venceu as três regatas a bordo de uma Tank Board de fabricacão nacional.
Após as 06 regatas foi a vez da flotilha de foil ir para água. Com maré alta e o vento subindo a turma partiu para o tira teima que confirmou a superioridade de MARCELO Morrone (BRA-3) que andou folgado vencendo as três regatas e revelou o bom andamento de Lucas Trindade (BRA-101) que tirou dois segundos e um terceiro.
A disputa pelo terceiro lugar fica para Mathias Pinheiro (BRA-5), Bimba (BRA-1) e David Ferran (BRA-4408) do Ceará.
Amanhã Foil larga primeiro as 9h30 para aproveitar a maré alta e depois é a vez das FW e Raceboard irem para água.
E a previsão é de ventos mais fortes ainda com rajadas de até 20 nós.
Não consegui passar mais informações pois os resultados ainda não foram divulgados.
Ricardo Munhoz informou que está tendo dificuldade pois as inscrições não deixaram claro alguns detalhes sobre a classe Sport que realizaram uma só volta na raia.
Saindo o resultado divulgou
Amanhã tem mais.
Até lá.
Sábado – 16/11/19
Vento dá o ar da graça e põe velejadores para fazer força na raia.
A previsão que apontava para um vento forte confirmou-se hoje na raia.
Com rajadas de até 22 nós o vento foi subindo a medida que o dia avançou. Logo cedo pela manhã a CR colocou a flotilha de FOIL na água para três regatas. Na primeira e na segunda repetiu-se o domínio da Marcelo Morrone (BRA-3) que saiu da água após a primeira regata para colocar uma asa menor. Bimba (BRA-1) se acertou com o equipamento e cravou dois segundos enquanto que Trindade (BRA – 101) tirou um quarto e um terceiro dando chance para o brasiliense Roberto Esteves (BRA-147) cravar um terceiro na primeira regata.
Na terceira parecia que o resultado ia se repetir. Até que Morrone caiu na última perna dando oportunidade a BIMBA de ganhar uma regata. Mesmo tendo caído e danificado um pouco a vela Morrone ainda se recuperou e chegou em segundo com Trindade em Terceiro. Mathias Pinheiro (BRA-5) teve dois quartos lugares e aparece em quarto na classificação geral até agora.
Quando deu 11 horas a CR subiu a bandeira para largada da FW e o vento já estava na casa dos 20 nós. Leonardo Rabello (BRA-121) respondeu bem aos treinos com os ventos fortes de Araruama e colocou o equipamento para andar mesmo com uma vela de 12 metros, fazendo valer o seu título de monstro. Mathias Pinheiro embolou-se com a pequena janela de tempo entre o final do foil e a largada de FW e não conseguiu chegar a tempo para a primeira regata e acabou abandonando a competição. Eu com vela 10 consegui completar o percurso sempre em segundo sendo que na segunda regata ainda tive uma chance de disputar com Léo o último contra vento mas ele saiu-se melhor na montagem de boia de popa e foi-se embora. Então hoje foi 3 x 0 para Léo que praticamente confirmou o título brasileiro comigo em segundo. Mas ainda faltam 3 regatas e Apolônio (BRA-406) está indo bem no vento forte fazendo sempre o primeiro contra vento alí nos meus calcanhares e pode surpreender ainda.
Na RACEBOARD está valendo a pena ver os embates envolvendo ninguém menos do que o Bimba (BRA-1) e a Bruna Martinelli (BRA-49) que chegou a vencer duas regatas mas mesmo assim está ameaçada pelo juvenil Márcio Santos (BRA-2) que cravou um primeirão na última regata, que foi a de vento mais forte do dia. Em quarto o paulista Kasuo Miyake mostrou as garras andando bem no vento forte deixado a galera da flotilha baiana chupando dedo. Vale registrar a atuação de Bárbara Pedregal (BRA-689) que fez bonito e está em quinto no geral.
Amanhã, último dia, a previsão é de um vento um pouco mais fraco e a CR já avisou que o FOIL será as 8h30 e FW e RACEBOARD tem previsão para largar as 10h30.
No geral o Campeonato já é um sucesso pelo nível da organização em terra e na água e o vento também ajudou bastante.
Então é só esperar o dia de amanhã para confirmar os campeões de cada modalidade.
Ricardo Conde
Domingo – 17/11/19
Fim do campeonato com regatas mais uma vez com ventos fortes de 18 a 23 nós.
Na FW repetimos os resultados com Léo dominando a raia eu em segundo e Apolonio em terceiro.
Na segunda regata do dia tivemos bons embates. Disputando a liderança na primeira boia de contravento.
No popa uma rajada mais forte derrubou a Leo e depois a mim colocando Apolonio na minha cola até a boia de contra vento na segunda perna.
Negociei melhor e desci na frente no popa terminando em segundo e Popó em terceiro.
Cansados eu e Leo descartamos a última regata.
No FOIL MARCELO Morrone venceu as regatas com uma margem um pouco menor para os outros que evoluíram durante a competição.
A disputa ficou então entre Lucas Trindade e Bimba que se revezavam no segundo e terceiro lugares com Trindade indo melhor na orça e Bimba no popa.
No final Trindade ficou em segundo lugar surpreendendo a todos. Bimba ficou em terceiro fechando pódio do Foil. Na raceboard o destaque ficou para Bruna Martinelli que no dia de hoje venceu todas as regatas deixando o Bimba com o degrau mais baixo no pódio com [Kasuo] Miyake em terceiro, Bárbara Pedregal em quarto e Márcio Santos em quinto.
No final valeu demais a organização docemente dentro e fora da água e ano que vem o Raceboard vai para a represa de Guarapiranga em São Paulo. FW e Foil ainda não tem local definido
Ricardo Conde