01dez

FESTIVAL DE VELAS DE MARAGOGI 2022

Maragogi, 23 a 27 de Novembro de 2022 – Praia de Maragogi/AL

Circuito Brasileiro de IQFoil, Formula Foil, Formula Windsurf, Formula Experience, Slalom e Wing Foil.

Classes convidadas: Kite e Jangadas.

Evento Especial: RSL

Segunda feira 21/11/2022
DIA DE CHEGADA DOS VELEJADORES na Praia de Burgalhau em Maragogi. O caminhão do Alan chegou desde sábado e hoje chegou a van do Ricardinho Munhóz e o caminhão de Fortaleza.
Estamos publicando as Instruções de Regata que foi muito bem produzido para viabilizar a realização de regatas em tantas classes variadas.
É imprescindível a leitura de todo o documento para que o competidor fique por dentro da programação, horários das regatas, regras para limite de vento e vários outros detalhes bem importante para a realização de um evento com tatas classes diferentes e com grande número de velejadores.
LONG DISTANCE
Bom observar que a Regata de Longa Distância inicialmente programada para a sexta feira teve sua data alterada para sábado com largada à 9h30.
A segunda feira foi de treino com vento bem fraco. Velejou quem foi para água por volta das 13h00 e quem esperou para ir após as 16h00. Ventos de 10 knots de média proporcionou alguns peguinhas na raia já deixado claro que Marcelo Lacerda e Carlos Alberto Issac estão indo muito bem.
Amanha os velejadores terão o dia para ajuste de equipamento e para preparar-se para abertura do evento na quarta feira.
Mateus Isaac (BRA-7) chegou a Maragogi vindo praticamente direto do Japão onde garantiu a sexta colocação geral do circuito PWA. Em Maragogi ele disputa o IQ FOIL. Outra atração do evento é o velejador Australiano várias vezes campeão mundial Steve Allen (AUS-0) que está por aqui ao lado do Bimba (BRA-1) ex-velejador olímpico do Brasil e campeão mundial.
Amanhã galera na água as 10h00.
Até lá.

Quarta feira 23/11/2022 – Dia 1
Com cerca de 150 participantes começou hoje o FESTIVAL DE VELAS DE MARAGOGI.
Abertura oficial com presença do vice-prefeito, secretário de Turismo, secretário de esportes e representante do trade turístico.
Do Windsurf, Marcelo Lacerda (BRA-10) da AWA (Associação de Windsurf de Alagoas), Fernando Consorte – IWA – International Windsurf Association e Guto Brito da ABWS (Associação Brasileira de Windsurf) fecharam a representação oficial do esporte no evento.
Realizada a reunião de timoneiros ficou definido que teríamos duas raias. Uma largando as pranchas foil e wing, outra com as de quilha.
O vento teimou em não entrar.
As raias foram montadas e a CR chamou a classe raceboard.
Realizaram duas regatas com vento bem fraco.
Ivan Pastor ESP-2 ficou em primeiro, seguido por Francisco Pasqualin (BRA-157) em segundo e Fernando Consorte (ARG-335) em terceiro.
Por volta das 15h00 a CR colocou Recon sobre A e pôs fim ao primeiro dia do evento.
A abertura serviu como aquecimento para toda equipe envolvida no Festival. São ao todo 06 pessoas no comando das regatas, Daniel, Neves, Bertrand, Abad, Yuri e Taciana, o bastante para fazer rodar as duas raias. Em terra André Maciel faz a estrutura funcionar.
Para amanhã a programação é a seguinte
08:30 – Reunião de Competidores/Skipper Meeting
09:30 – Início dos procedimentos de largada para as classes FW, FE e Raceboard na Raia 1 (Boias vermelhas)
09:30 – Início dos procedimentos de largada para as classes IQFOIL e Wing na Raia 2 (Boias Amarelas)
12:00 – Início dos procedimentos de largada para a classe FF na Raia 1 (Boias vermelhas)
12:00 – Início dos procedimentos de largada para a classe SLALOM na Raia 2 (Boias amarelas)
A expectativa é que as previsões acertem e o vento comece a aumentar a partir desta quinta feira.
Então é descansar e se preparar para o dia de amanhã

Sábado 26/11/2022 – Dia 4
Hoje foi o dia de uma grande festa no Festival de Velas de Maragogi 2022 com a long distance que percorreu cerca de 20 km entre o Caminho de Moisés e a Croa de São Bento, duas belezas naturais da maravilhosa Maragogi.
O vento ajudou soprando constante o dia todo entre 12 e 15 knots.
Na largada todas as disciplinas do windsurf, os kites e wings largaram ao melhor estilo Defi Wind com uma lancha de lebre. Quatro boias foram colocadas para forçar os velejadores a cumprirem um ru o específico e no final Mateus Isaac (BRA-7) a chegar com o seu IQ FOIL seguido do brasiliense velejador veterano Marcelo Morrone (BRA-3). A americana Dominique (USA -220) foi a primeira feminina e Steve Allen (AUS-0) foi o primeiro de FW a chegar na croa, com Bimba sendo o primeiro no Wing.
Tudo com uma organização impecável com várias lanchas de segurança, um catamarã para convidados que acompanharam a disputa e para aqueles que não desejassem retornar velejando.
A tarde foi a vez do desafio RSL de raceboard valendo um prêmio de dois mil dólares patrocinado por @raceboardsailors @clinicamiyake Festival de Velas e @kasuomiyake.
Três regatas de raceboard foram realizadas com cinco velejadores para definir quem seria o desafiante de Bimba na disputa do grande troféu e do prêmio em dinheiro em uma série de três match races.
O espanhol Ivan Pastor foi o vencedor das eliminatórias e venceu o Bimba por dois a um ficando com o prêmio e com o troféu.
Amanhã é o último dia. E muita coisa ainda está em jogo.
A previsão é boa e a CR vai colocar o pessoal na água logo cedo para as regatas barla sota e tentar fazer as baterias de slalom.
Então bora descansar porque para alguns o jogo ainda está em aberto.


Domingo 27/11/2022 – Dia 5
Chegou ao final e já deixou saudades o FESTIVAL DE VELAS DE MARAGOGI 2022. O último dia foi marcado por um mar especialmente azul com o vento padrão de Maragogi com intensidade de 10 a 15 knots.
As CRs mais uma vez foram bem eficientes na raia 1 (boias vermelhas) largaram para duas regatas FW e FF e logo depois a raia foi usada pelo IQFOIL. Com o vento fraco para médio as regatas duraram em torno de 15 minutos e consolidaram a vitória do Australiano Steve Allen (AUS-0) que venceu todas as regatas com Léo Rabello (BRA-121) em segundo. No FF o argentino Fernando Consorte foi dominante e terminou em primeiro enquanto que o Cearense Afrânio (BRA-1966) foi o segundo. No IQFOIL o atleta olímpico Mateus Isaac (BRA-7) venceu praticamente todas as regatas sagrando-se campeão brasileiro com Giovana Prada (BRA-16) sendo a primeira feminino.
Na raia 2 (boias amarelas) a CR montou o trajeto para slalom onde correram o windsurf slalom e o Wing.
O vento fraco obrigou os velejadores a bombear nas saídas de jibe e largar bem era fundamental para conseguir chegar bem colocado na linha final.
No wing Dudu Mazzocato foi o grande vencedor com Bimba em segundo. No slalom Jean Franklin foi o primeiro com Guto Brito em segundo
A entrega de prêmio foi um pouco tumultuada por conta da grande quantidade de troféus que foram entregues para as diferentes classes principais e por subdivisão por idade.
Na opinião de quem participou o evento foi um grande sucesso.
Perfeição técnica das jurias para poder fazer rodar duas raias com várias disciplinas. Perfeição com a estrutura onde foram colocados espaços para montar/desmontar o material e par lavar após o velejo.
Já fiquei com vontade de voltar e é claro: deu vontade tem que satisfazer.
Então bora comprar as passagens aéreas logo para poder voar de volta para Maragogi e participar do FESTIVAL DE VELAS DE MARAGOGI 2023.
Até lá
Ricardo Conde
BRA-8
Flávia Picello

ABOUT THE AUTHOR

Flávia Picello