No momento você está vendo Campeonato Nordeste e Circuito Brasileiro de Slalom 1ª Etapa

Campeonato Nordeste e Circuito Brasileiro de Slalom 1ª Etapa

ICARAIZINHO DE AMONTADA

De 15 a 17 de setembro de 2022

15/09/2022 – Dia 01

Começou hoje a Primeira Etapa do Circuito Brasileiro e o Campeonato Nordeste de Windsurf Slalom com 18 velejadores na raia. Ao todo foram cinco baterias com ventos variando de 14 a 20 knots. A organização programou a primeira largada para as duas da tarde horário que o vento ficou mais firme e constante.

As baterias foram com todos os velejadores largando juntos e a chegada com pontuação separada para 12 open e 06 amadores.

A primeira largada teve chamada geral com alguns largando escapado e ficando de fora da relargada.

Eu (BRA-8) e Mathias (BRA-5)  acabamos nos enroscando na relargada e ficamos de fora desta bateria onde Janjão (BRA-291,) que praticamente não veleja de windsurf, surpreendeu a todos com uma excelente largada, superando Biel (BRA-6) na primeira boia e cravando um primeiro lugar.

Nas outras quatro baterias Gabriel Browne (BRA-6) foi soberano e venceu todas. O paulista Klayton (BRA-4444) marcou dois segundos um terceiro e dois quintos lugares ficando em terceiro, enquanto Janjão somou pontos para terminar o primeiro dia em segundo. Mathias (BRA-5) também cravou dois segundos e está empatado em pontos com Klayton em terceiro.

A raia estava com tamanho bom e as largadas foram bem rápidas com pouco intervalo entre uma e outra o que exigiu preparo físico da flotilha, mas fez com que as baterias se desenrolassem rapidinho.

Único problema foi uma das boias que correu um pouco e deixou a última perna para fora bem arribada e a perna de chegada meio apertada, mas nada que comprometesse a competição.

No amador os meninos de Camocim, mandaram bem seja com qual equipamento for. A classificação deles é em separado, mas os primeiros chegaram na frente de vários open em algumas baterias com Hugo Freitas (BRA-203) – Gabriel Halen (BRA-208) e Klynton (BRA-502) em primeiro, segundo e terceiro respectivamente.

Amanhã a largada será um pouco mais cedo e todo mundo com faca nos dentes buscado melhorar suas colocações.

16/09/2022 – Dia 02

O report de hoje começa com um exercício de imaginação.

Imagine um lugar paradisíaco, sol rachando, praia com areia branca, água clara, morna e ventos de 18 a 22 knots.

Pois bem.

Este lugar existe !

E está sendo a sede do CAMPEONATO NORDESTE e a PRIMEIRA ETAPA CIRCUITO BRASILEIRO DE SLALOM.

Icaraizinho é uma meca dos esportes náuticos com vento. E para o slalom é perfeito.

Hoje tivemos mais cinco baterias começando às 13 horas com ventos de 17 a 19 knots que foram subindo ao longo do dia, sendo que na ultima bateria tinha rajadas de 22 knots. A  galera optou por velas e pranchas médias e o pau quebrou.

Gabriel Browne (BRA-6) dominou a competição de cabo a rabo. E aqui vale uma errata no report de ontem pois quando falei que Janjão (BRA-291) havia passado Biel no primeiro jibe na verdade quem estava lá disputando as cabeças na primeira boia era o paizão Marcílio Browne que está com o mesmo grau de sempre andando muito, com largadas perfeitas, bons jibes e com muita velocidade. Marcílio inclusive é o meu adversário direto na categoria por idade e já abriu nove pontos em relação e mim só chegando atras em uma bateria, assim mesmo porque batemos na boia do primeiro jibe e consegui sair na frente dele. Muito bom ver gente da nossa idade, apaixonados pelo windsurf e andando em alto nível. Em segundo Mathias Pinheiro (BRA-5) abriu a caixa de ferramenta e colocou material médio na água e se garantiu nas  baterias terminando quatro na frente de Klayton (BRA-4444) que agora é o terceiro na frente de Janjão (BRA-291) que hoje confidenciou que para andar de windsurf tem que ter preparo. Diferente do kite e do wing que ele usa no dia a dia aqui no Ceará.

Daí para frente tem o confronto dos conterrâneos de Jericoacoara Jean (BRA-202) e Jamilson (BRA-840) empatados na súmula que foi divulgada agora no final da tarde.

No amador (leia-se garotos de Camocim) que de amadores não tem nada, porque além de muito divertidos andam muito bem no vento forte, Hugo Freitas (BRA-203) ganhou todas e não pode mais ser alcançado no primeiro lugar, seguido por Kesley (BRA-182)  que hoje passou para segundo e por Gabriel Halen (BRA-208) que caiu para terceiro.

Amanhã o bicho volta a pegar com mais cinco baterias começando às 13 horas e já deixando aquele gostinho de quero mais, o que é muito bom, porque vai garantir que, pelo menos eu, esteja aqui de volta o ano que vem para esta vibe de primeira e velejo garantido.

Então quem não veio perdeu e amanhã tem mais.

17/09/2022 – Dia 03

Último dia do evento hoje e as condições super favoráveis se repetiram na praia do Icaraizinho de Amontada no Ceará.

O dia amanheceu diferente, meio nublado e com pouco vento, mas à medida que o sol foi esquentando o vento leste foi entrando até que por volta das 14h00 encaixou na posição certa e apertou.

A organização do evento alterou a rotina de largadas estabelecendo que teríamos três baterias e um intervalo de meia hora e depois mais duas para finalizar o dia e o evento com 15 baterias.

E foi assim que rolou. Fomos para água às 13h00 e o vento já estava forte como nos outros dias. Largamos duas baterias sem incidentes, mas na terceira houve um misto de afobamento de alguns velejadores e desencontro da CR que demorou para levantar a bandeira verde e vários velejadores acabaram sendo apontados como escapados.

Eu pessoalmente tive certeza que não estava “early start”, mas fui colocado para fora com a galera.

A CR então reiniciou o procedimento com os que restaram, mas embolou-se de novo subindo a bandeira vermelha ao invés da verde na hora da largada e a flotilha seguiu completando a bateria, mas a CR optou por fazer outra chamada geral e largou a terceira bateria do dia de novo.

Como sempre deu Biel (BRA-6) novamente na cabeça. O (BRA-6) continua rápido e técnico como sempre e agora está ainda mais bem condicionado fisicamente já que está em uma rotina de treinamento para o Ironman. O cara tá forte e sarado com muita resistência e com o equipo bem afinado na mão.  E a disputa do segundo lugar ficou para Mathias Pinheiro (BRA-5)  contra Klayton (BRA-4444).

Esperamos em terra até que a CR chamou para a quarta e quinta regatas do dia.

O vento apertou mais um pouco com rajadas de 20 a 22 knots e a grande surpresa para nós que estávamos no meio da súmula foi a reação do Babau (BRA-2004) que nas duas últimas baterias parece que acordou do marasmo em que se encontrava e andou muito bem, com velocidade e bons jibes melhorando sua posição na súmula e escapando da disputa com Wagner (Garfin) Sá (BRA-74) e entrando no embate comigo e com Marcílio.

No final das contas Gabriel Browne (BRA-6) – Mathias Pinheiro (BRA-5) e Klayton Silva (BRA-4444)  foram os grandes vencedores do evento.

O cearense de Jericoacoara Jamilson Souza (BRA-480) foi o quarto superando Jean Franklin (BRA-202) por um ponto.

Marcílio Browne foi o primeiro dos mais velhos a cruzar a linha, seguido por mim Ricardo Conde (BRA-8) sendo primeiro e segundo veteranos respectivamente e depois veio André Nasser, primeiro master, Cláudio Albuquerque (BRA-263), Marcelo Holanda (BRA-2004) (CHUPA BABAU!) e então Wagner Sá (BRA-74).

Na amador Hugo Freitas (BRA-203) confirmou a liderança vencendo todas as baterias e a segunda e terceira posições alternaram-se novamente com Gabriel Ralen (BRA-208) superando o Klynton (BRA-S08).

Evento perfeito, favorecido pelas condições da natureza e da estrutura do Kanaha Beach disponibilizada por Biel com muito conforto e qualidade bem de frente para o mar.

Agora as atenções estão voltadas para o Piauí, onde de 12 a 16 de outubro rola o Brasileiro de Slalom. E a organização já está pronta esperando a galera.

Então animem-se. Quem ainda não se inscreveu inscreva-se. Quem ainda não comprou a passagem compre e vamos para água acelerar forte em diversos níveis de disputa neste maravilhoso esporte que é o windsurf.

Sei que a galera gosta dos reports, mas melhor do que ficar lendo o que aconteceu nos eventos é estar presente e fazer parte desta história de competição, técnica, tática e de muita confraternização entre os competidores.

Então até o Piauí.

Report Ricardo Conde – BRA 8

FOTOS DO CAMPEONATO (Organização do Campeonato)

VÍDEOS DO CAMPEONATO VEJAM!

Deixe um comentário