16out

Fotos da 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Slalom 2017

Dia 01
O primeiro dia de competição mostrou uma raia diferente da que encontramos aqui desde domingo passado no fechamento da etapa do campeonato carioca.
Pela manhã já havia reportado que o vento estava fraco, mas que iria aumentar. Previsão nada difícil em se tratando de Búzios.
E foi assim que rolou.
No Skieppers Metting acertou-se que as baterias iriam agrupar os competidores das sub-divisões permitindo uma disputa direta entre esses grupos. Grandmasters e Feminino largaram nos heat#1 junto com os cabeças de chave e os juniors largaram no heat#2 com outros cabeças de chave.
O primeiro round começou com ventos oscilando entre 14 e 17 nós e a medida que as baterias passavam o vento foi aumentando registrando rajadas de até 25 nós, mas a raia estava bem fácil de velejar.
Matheus venceu todas e mostrou que é realmente mais uma estrela do Windsurf brasileiro. Lado a grandes como Kauli, Brownzinho, Wilhelm, Paulão e Biel.
A disputa então sobrou para a dupla cão e gato Lucca Pascolato (BRA 200) e Mathias Pinheiro (BRA 5). Lucca levou vantagem imprimindo um 3 x 1 abrindo 02 pontos.
Entre os juniors Daniel Pereira do projeto do Bimba velejou muito bem e se colocou em sétimo. O segundo junior é o Kalani que trava uma disputa pessoal com Guilherme Cunha mas já com 5 pontos de frente.
No feminino os parabéns para Cristininha Matoso.
Correu todos os rounds e terminou o dia com um sorriso no rosto “amarradona”.
Na grandmaster levei o melhor na disputa com Guto Brito e com Anjinho. Consegui chegar na frente nas quatro finais. Troquei de vela de 7,8 para 7,0 no meio do dia e ficou melhor para velejar. Guto Brito andou muito bem. Faltou sorte em alguns lances, e Anjinho correndo no prejuízo por conta de uma pneumonia, preferiu não forçar correndo só os dois primeiros rounds.
Se hoje já foi duro correr 04 rounds (pelo menos para mim), amanhã o bicho pega, porque a previsão é de um pré-frontal com até 30 nós.
As baterias desta sexta feira já estão definidas.
Os cabeças de chave continuam correndo na mesma ordem de hoje.
Só que o grupo do heat#1 vai disputar as boias com a galera do júnior e a turma do heat#2 vai receber as velejadoras do feminino.
Parabéns a Bimba pela organização do evento junto com Guto Brito (com as fotos e planilhas). Bimba além de organizador mandou bem na água botando pressão em Mathias com uma diferença de só 03 pontos. Além disto o grupo do Bimba tem He man que está em quinto e é o primeiro Sênior na frente do Lucas Trindade e o júnior Daniel Pereira que está em sétimo.
Por tudo que está rolando na água e fora dela este será um campeonato para ficar na memória de todos.
ERRATA NO REPORT.  Coloquei Matheus ao lado dos grandes e esqueci de Bimba Campeão do mundo de RSX o maior vencedor Panamericano do Brasil em todas as modalidades esportivas e velejador olímpico brasileiro desde os 19 anos. Correção mais que necessária
Dia 02
3 rounds completados com ventos de 17 a 19 no primeiro hit do dia chegando no round 3 com rajadas de 32.
Matheus sobrou e a disputa entre Mathias, Lucca e Bimba se alterou com Mathias conseguindo abrir vantagem até porque Lucca teve que abortar uma final por causa do front end de sua retranca que quebrou.
 Na Grandmaster Guto foi muito bem cravando um quinto e um sexto abrindo 6 pontos de vantagem para mim já que só consegui chegar a uma final terminando em 9.
Matheus sobrou usando vela 7,0 e prancha média
Mathias o segundo melhor do dia rodou no início de 7,1 e média passando para 6,2 e prancha pequena.
Negrada dai para trás suou sangue para completar os heats. Destaque para o He Men pelo talento e versatilidade usando várias  “combinações” de equipamento ampliando sua frente para o Lucas Trindade em sexto.
Agora cada um faz contas e apostam suas fichas nos 2 dias que ainda faltam com uma previsão de instabilidade mas que se tratando de Buzios ameaça continuar bombando com ventos mais “amenos” em torno de 16 a 26 nos.
Dia 03
O churrasco estava perfeito. Made in Ceara by Babau.
Comemoramos o aniversário de Luciana esposa de Anjinho. E daqui a pouco vamos ver o pôr do sol no píer.
Vento?
Descansou.
Depois de 6 dias de 20 para cima virou sudoeste e foi a zero.
Contrariou a previsão. Então amanhã pode ventar.
Já temos 7 regatas de 2 descartes. Agora a galera só pensa no jantar.
Dia 4.
O vento virou para sudoeste o sol sumiu do céu e o vento ficou entre 12 e 15 nos.
Quem tinha equipamento optou por prancha grande e vela 8,6.
Largamos a primeira e alguns ficaram desvendados. Matheus largou atras e foi buscar o resultado.  Seguimos bombeando nas saídas de jibe.  Bimba largou bem e chegou em segundo. Eu larguei bem e segurei Guto enquanto Anjinho chegou um na minha frente. Lucca ficou sem vento na largada e perdeu contato com a turma da frente o que foi fatal para o seu resultado geral.largamos a segunda e a terceira na mesma condição, rajadas aqui e ali e  a terceira na mesma condição a comissão chegou à cancelar uma bateria porque a flotilha parou de planar.
Ao final da terceira a CR decidiu mandar para terra e colocou fim no campeonato.
Foram vários dias de muito Windsurf  com dias de ventos médios, muito fortes e hoje com ventos fracos e mãe liso. Fora isto a convivência foi mais uma vez excepcional com a galera se divertindo demais
No geral desta etapa Matheus liderou geral com Mathias em segundo e Bimba em terceiro. Na Master Mathias primeiro, Bimba segundo, Lucca terceiro.
Na Grandmaster Guto Britto primeiro, Klango segundo, Anjinho terceiro. Na feminino Cristina Matoso Maia foi a campeã com Alexandra Aragao em segundo. Na Junior Daniel Pereira foi o vencedor, kaylane segundo e Guilherme Cunha em terceiro.
Na senior Matheus primeiro , He Man  em segundo e Lucas Trindade em terceiro.
Agora as atenções se direcionam para o nordeste onde acontece de 02 a 04 novembro em Icaraizinho/CE a segunda etapa do brasileiro da modalidade.
Então até lá galera.
Os reports estarão garantidos.
          REPORT DE RICARDO CONDE – BRA 8
FOTOS
Flávia

ABOUT THE AUTHOR

Flávia